Tal como o prometido, a Sony na voz do presidente da SCE, Kaz Hirai, confirmou, através de uma conferência de imprensa realizada no Japão, o regresso de algumas funções básicas da PlayStation Network para os próximos dias.
A primeira fase do restauro da PlayStation Network e do Qriocity vai incluir as partidas online e os serviços de música e vídeo. Vão ser feitas uma série de medidas para melhorar a segurança e um programa de agradecimento aos utilizadores pela sua paciência durante quase duas semanas de apagão.
O ataque teve lugar no centro de dados de San Diego, Califórnia, e a Sony viu-se obrigada a desconectar a rede para que as várias empresas de segurança e peritos informáticos fizessem uma auditoria ao sistema. Desde então, a Sony implementou novas medidas de segurança e realizar testes para experimentá-las na PlayStation Network e Qriocity.
Na sua primeira fase a restauração dos serviços inclui:
Entre as medidas tomadas pela Sony, encontra-se a criação de um novo chefe de informação encarregado da protecção da segurança pessoal dos utilizadores, programas de monitorização contra ataques, níveis elevados de protecção de dados e encriptação, capacidade de detectar programas de intrusão na rede, acesso não autorizado e padrões de actividade pouco usuais, assim como mais firewalls e barreiras de segurança.
Vai ser mudada a localização física dos sistemas de dados para novas instalações que estavam em construção nos últimos meses e vai ser obrigatório para os utilizadores, através de uma actualização do sistema, mudar as suas palavras-passe antes de entrar no serviço. Como nova medida de segurança, a contra-senha só pode mudar no mesmo sistema PS3 em que a conta foi activada, ou através de uma validação vai e-mail, um passo que parece ser bastante importante para melhorar a protecção.
A Sony confirmou também que vai continuar a investigar para encontrar os responsáveis da intrusão ilegal que "teve impacto não só nos consumidores, mas também em toda a indústria", expandindo o problema da segurança electrónica.
Kaz Hirai garante que aprenderam a lição sobre o valor da relação com os consumidores, e que por causa disso, vão lançar um programa de agradecimento aos utilizadores registados com um programa de opções e conteúdos "premium" pelo seu apoio, chamado de "Welcome Back", que será detalhado mais tarde de acordo com as regiões.
O programa "Welcome Back" inclui:
O serviço PlayStation Store deverá ser recuperado ainda durante o mês de maio, não fazendo parte dos primeiros serviços recuperados devido a testes de segurança que ainda estão a ser feitos nas operações do sistema.
A Sony confirmou também que dos 78 milhões da base instalada da PSN, pelo menos 10 milhões de contas contêm informações sobre cartões de crédito. E acrescentou que não existem quaisquer evidências de que as informações sobre os cartões de crédito tenha sido roubadas, no entanto pediu aos utilizadores para se manterem atentos aos movimentos bancários e para mudarem as palavras passe de outros serviços.
Foi anunciado também que existem na rede 31 milhões de contas norte-americanas, 9.2 milhões de contas no Reino Unido, 7.5 milhões de contas no Japão e 3.5 milhões de contas no Canadá. Em Portugal existem 643,815 contas.
De acordo com Kaz Hirai, em termos de unidades de hardware que estão conectadas à PSN, perto de 37 milhões de PS3 e 16 milhões de PSP estão conectadas em todo o mundo, no entanto ele fez saber que não existem números exactos.
A primeira fase do restauro da PlayStation Network e do Qriocity vai incluir as partidas online e os serviços de música e vídeo. Vão ser feitas uma série de medidas para melhorar a segurança e um programa de agradecimento aos utilizadores pela sua paciência durante quase duas semanas de apagão.
O ataque teve lugar no centro de dados de San Diego, Califórnia, e a Sony viu-se obrigada a desconectar a rede para que as várias empresas de segurança e peritos informáticos fizessem uma auditoria ao sistema. Desde então, a Sony implementou novas medidas de segurança e realizar testes para experimentá-las na PlayStation Network e Qriocity.
Na sua primeira fase a restauração dos serviços inclui:
- Recuperação das partidas online na PS3 e PSP.
- Acesso à música do serviço Qriocity para os subscritores.
- Acesso à gestão de conta e mudança de palavra passe.
- Acesso a filmes sem limite de expiração descarregados na PS3, PSP e MediaGO.
- PlayStation Home.
- Lista de amigos.
- Funções de chat.
Entre as medidas tomadas pela Sony, encontra-se a criação de um novo chefe de informação encarregado da protecção da segurança pessoal dos utilizadores, programas de monitorização contra ataques, níveis elevados de protecção de dados e encriptação, capacidade de detectar programas de intrusão na rede, acesso não autorizado e padrões de actividade pouco usuais, assim como mais firewalls e barreiras de segurança.
Vai ser mudada a localização física dos sistemas de dados para novas instalações que estavam em construção nos últimos meses e vai ser obrigatório para os utilizadores, através de uma actualização do sistema, mudar as suas palavras-passe antes de entrar no serviço. Como nova medida de segurança, a contra-senha só pode mudar no mesmo sistema PS3 em que a conta foi activada, ou através de uma validação vai e-mail, um passo que parece ser bastante importante para melhorar a protecção.
A Sony confirmou também que vai continuar a investigar para encontrar os responsáveis da intrusão ilegal que "teve impacto não só nos consumidores, mas também em toda a indústria", expandindo o problema da segurança electrónica.
Kaz Hirai garante que aprenderam a lição sobre o valor da relação com os consumidores, e que por causa disso, vão lançar um programa de agradecimento aos utilizadores registados com um programa de opções e conteúdos "premium" pelo seu apoio, chamado de "Welcome Back", que será detalhado mais tarde de acordo com as regiões.
O programa "Welcome Back" inclui:
- Cada território vai oferecer conteúdos de entretenimento PlayStation seleccionados para descarregamento gratuito. Detalhes específicos destes conteúdos serão revelados em cada região brevemente.
- Todos os clientes da PlayStation Network vão poder ser membros do serviço PlayStation Plus premium durante 30 dias de forma totalmente gratuita. Os actuais membros do PlayStation Plus vão receber 30 dias de serviço gratuito.
- Subscritores de Music Unlimited da Qriocity (em países onde este serviço está disponível) vão receber 30 dias de serviço gratuito.
O serviço PlayStation Store deverá ser recuperado ainda durante o mês de maio, não fazendo parte dos primeiros serviços recuperados devido a testes de segurança que ainda estão a ser feitos nas operações do sistema.
A Sony confirmou também que dos 78 milhões da base instalada da PSN, pelo menos 10 milhões de contas contêm informações sobre cartões de crédito. E acrescentou que não existem quaisquer evidências de que as informações sobre os cartões de crédito tenha sido roubadas, no entanto pediu aos utilizadores para se manterem atentos aos movimentos bancários e para mudarem as palavras passe de outros serviços.
Foi anunciado também que existem na rede 31 milhões de contas norte-americanas, 9.2 milhões de contas no Reino Unido, 7.5 milhões de contas no Japão e 3.5 milhões de contas no Canadá. Em Portugal existem 643,815 contas.
De acordo com Kaz Hirai, em termos de unidades de hardware que estão conectadas à PSN, perto de 37 milhões de PS3 e 16 milhões de PSP estão conectadas em todo o mundo, no entanto ele fez saber que não existem números exactos.
Fonte: http://www.eurogamer.pt/
Última edição por Witor em 9/5/2011, 12:37, editado 2 vez(es)