Blitzkrieg
Uma aula da Segunda Guerra
“Se acha que Call of Duty ou Medal of Honor mostraram os soldados na guerra, Blitzkrieg mostra todos os fatos importantes (ou não) que levaram à vitória dos aliados”.
Um jogo que faz os professores de história ficarem com inveja.
O mais impressionante do jogo, com certeza, é os detalhes históricos da II Guerra Mundial. O jogador tem três campanhas: da União Soviética, Aliados e os Alemães. Todas contam o que houve na guerra, cada uma com seu lado da história. As campanhas são dividias em fases, dessas tem objetivos reais que o jogador deve cumprir, devendo conquistar, defender, etc... E, ao contrário dos outros RTS, o jogador começa com seu exército e não pode produzir soldados, blindados ou qualquer outro tipo de unidade, se o jogador começa com dois tanques e 20 soldados, ele terá eles por todo o jogo, a menos que sejam mortos. O jogador apenas recebe mais unidades pelos reforços, que são predeterminados no Script da fase. Isso para que o jogador tenha o número de unidades parecidas com as que tinham antigamente.
O jogador tem acesso a apoio aéreo durante a partida. São () tipos de avião: Avião de Reconhecimento, é lento, mas com alto campo de visão, além de não ter armas de fogo, os Caças, são velozes e atacam aviões inimigos, os Aviões Bombardeiros, são lerdos, mas vem geralmente em grupo, lançam bombas num lugar determinado pelo jogador, Avião de Ataque ao Solo, que atacam unidades terrestres, e às vezes, aéreas, tem metralhadoras e bombas, atacam até serem atingidos ou acabarem a munição. Atacam num lugar determinado pelo jogador. E o Avião Paraquedista, que dependendo da fase, leva um Sniper (Atirador de Elite, tem alta camuflagem e visão, difícil de ser visto à longa distância e tem uma arma poderosa com alta precisão e alcance) ou soldados, que dependendo da fase levam 1, 2 ou mais grupos (no Blitzkrieg, as unidades de infantaria são dividias em grupos, (exceto snipers), cada grupo contém oito ou dez soldados, que andam juntos e numa posição definida pelo jogador, podem-se separar os soldados do grupo). Cada nação tem seus tipos de avião, que pode variar dependendo do clima: deserto, neve ou verão. Também não se pode acionar se estiver chovendo, numa tempestade de areia ou numa nevasca.
Para deter os aviões, podem-se acionar os caças, ou ter antiaéreos. O Flak 102 é o mais temido por ter longo alcance, seja no ar, ou na terra. Também alguns antiaéreos não alcançam algumas alturas, então aviões que voam alto não são pegos, como alguns bombardeiros.
O tanque, que tem um design extremamente parecido com os reais, também tem blindagem e poder de fogo parecido. Exemplo, um Tiger (poderoso tanque com alta blindagem e com ótimo poder de fogo) precisa de um ou dois tiros para destruir um Sherman (tanque de blindagem e poder de fogo médio), já o Sherman precisa de uns 4 a 5 tiros bem dados, afinal o poder de fogo do Sherman não era “perfeito” e a blindagem do Tiger era fortíssima!
Esses dados aparecem numa barra perto dos botões que controlam o exército, a blindagem lateral, frente, trás e de cima são diferentes.
Gráficos? Não!
Apesar de o jogo ter uma jogabilidade ótima, os gráficos são ruins. Os pneus ou esteiras não giram, os detalhes da vegetação são fracos, e as animações, pobres.
Nem os pneus giram, mas não são problema, os tanques, apesar de uma limitação gráfica, são muito parecidos com os reais. (A empresa russa “Nival Interactive” teve modelos das unidades) e, além disso, os gráficos não atrapalham a diversão e os mapas detalhados, com casas específicas para cada mapa, além de bem variadas. A tintura e algumas unidades (Principalmente caminhões de apoio e soldados) mudam conforme o clima. Os soldados também mudam conforme seu equipamento e especialidade.
A ajuda no desespero...
Lá está você, está matando alguns chucrutes alemães, com 12 soldados e os bastardos em 30. Como dito anteriormente, os soldados são em um grupo de cerca de 8 a 10 soldados, caso tenha sobrado um ou mais soldados, mais morreram alguns do grupo, você pode recorrer ao caminhão de recursos, que além de abastecer a munição das unidades, alguns repõem soldados do grupo.
O jogador pode ter alguns caminhões que reparam, abastecem as munições, curam unidades, recompõe grupos, carregam canhões de bombardeiro, antitanques, antiaéreos, etc...
Mais do mesmo...
O jogo, com certeza, mostra a guerra tal como foi, com unidades fiéis, etc...
Mas não traz nada inovador na história, é a mesma guerra que falam nos outros games. Tem mais detalhes, mas nada de diferente demais. A história é contada nas explicações dos objetivos, não tem vídeos entre as fases, apenas no começo e no fim da campanha contendo vídeos reais da guerra.
BOOOOOOOOOMMMM!!!!!!!
O áudio merece destaque também, pois além de ser fiel a realidade, dá para distinguir de arma para arma ouvindo o seu tiro. A empresa teve um trato especial nesse quesito, que impressionou quem jogou.
Não acaba quando termina
Após terminar as campanhas, o jogador pode jogar os mods feitos pelos jogadores, ou criar seus próprios mapas ou unidades. Editores que vem junto com o game, em sua pasta base.
No fim...
O jogo, apesar de aparentar fraco, apresenta uma precisão história difícil de ver pelos games. Quem estiver um RTS que mostre a guerra e exigir uma estratégia bem bolada.
Notas
Gráficos: 5,0
Jogabilidade: 9.0
Áudio: 8,5
História: 10
Geral: 8,3 Quem curte TEM QUE JOGAR!
Uma aula da Segunda Guerra
“Se acha que Call of Duty ou Medal of Honor mostraram os soldados na guerra, Blitzkrieg mostra todos os fatos importantes (ou não) que levaram à vitória dos aliados”.
Um jogo que faz os professores de história ficarem com inveja.
O mais impressionante do jogo, com certeza, é os detalhes históricos da II Guerra Mundial. O jogador tem três campanhas: da União Soviética, Aliados e os Alemães. Todas contam o que houve na guerra, cada uma com seu lado da história. As campanhas são dividias em fases, dessas tem objetivos reais que o jogador deve cumprir, devendo conquistar, defender, etc... E, ao contrário dos outros RTS, o jogador começa com seu exército e não pode produzir soldados, blindados ou qualquer outro tipo de unidade, se o jogador começa com dois tanques e 20 soldados, ele terá eles por todo o jogo, a menos que sejam mortos. O jogador apenas recebe mais unidades pelos reforços, que são predeterminados no Script da fase. Isso para que o jogador tenha o número de unidades parecidas com as que tinham antigamente.
O jogador tem acesso a apoio aéreo durante a partida. São () tipos de avião: Avião de Reconhecimento, é lento, mas com alto campo de visão, além de não ter armas de fogo, os Caças, são velozes e atacam aviões inimigos, os Aviões Bombardeiros, são lerdos, mas vem geralmente em grupo, lançam bombas num lugar determinado pelo jogador, Avião de Ataque ao Solo, que atacam unidades terrestres, e às vezes, aéreas, tem metralhadoras e bombas, atacam até serem atingidos ou acabarem a munição. Atacam num lugar determinado pelo jogador. E o Avião Paraquedista, que dependendo da fase, leva um Sniper (Atirador de Elite, tem alta camuflagem e visão, difícil de ser visto à longa distância e tem uma arma poderosa com alta precisão e alcance) ou soldados, que dependendo da fase levam 1, 2 ou mais grupos (no Blitzkrieg, as unidades de infantaria são dividias em grupos, (exceto snipers), cada grupo contém oito ou dez soldados, que andam juntos e numa posição definida pelo jogador, podem-se separar os soldados do grupo). Cada nação tem seus tipos de avião, que pode variar dependendo do clima: deserto, neve ou verão. Também não se pode acionar se estiver chovendo, numa tempestade de areia ou numa nevasca.
Para deter os aviões, podem-se acionar os caças, ou ter antiaéreos. O Flak 102 é o mais temido por ter longo alcance, seja no ar, ou na terra. Também alguns antiaéreos não alcançam algumas alturas, então aviões que voam alto não são pegos, como alguns bombardeiros.
O tanque, que tem um design extremamente parecido com os reais, também tem blindagem e poder de fogo parecido. Exemplo, um Tiger (poderoso tanque com alta blindagem e com ótimo poder de fogo) precisa de um ou dois tiros para destruir um Sherman (tanque de blindagem e poder de fogo médio), já o Sherman precisa de uns 4 a 5 tiros bem dados, afinal o poder de fogo do Sherman não era “perfeito” e a blindagem do Tiger era fortíssima!
Esses dados aparecem numa barra perto dos botões que controlam o exército, a blindagem lateral, frente, trás e de cima são diferentes.
Gráficos? Não!
Apesar de o jogo ter uma jogabilidade ótima, os gráficos são ruins. Os pneus ou esteiras não giram, os detalhes da vegetação são fracos, e as animações, pobres.
Nem os pneus giram, mas não são problema, os tanques, apesar de uma limitação gráfica, são muito parecidos com os reais. (A empresa russa “Nival Interactive” teve modelos das unidades) e, além disso, os gráficos não atrapalham a diversão e os mapas detalhados, com casas específicas para cada mapa, além de bem variadas. A tintura e algumas unidades (Principalmente caminhões de apoio e soldados) mudam conforme o clima. Os soldados também mudam conforme seu equipamento e especialidade.
A ajuda no desespero...
Lá está você, está matando alguns chucrutes alemães, com 12 soldados e os bastardos em 30. Como dito anteriormente, os soldados são em um grupo de cerca de 8 a 10 soldados, caso tenha sobrado um ou mais soldados, mais morreram alguns do grupo, você pode recorrer ao caminhão de recursos, que além de abastecer a munição das unidades, alguns repõem soldados do grupo.
O jogador pode ter alguns caminhões que reparam, abastecem as munições, curam unidades, recompõe grupos, carregam canhões de bombardeiro, antitanques, antiaéreos, etc...
Mais do mesmo...
O jogo, com certeza, mostra a guerra tal como foi, com unidades fiéis, etc...
Mas não traz nada inovador na história, é a mesma guerra que falam nos outros games. Tem mais detalhes, mas nada de diferente demais. A história é contada nas explicações dos objetivos, não tem vídeos entre as fases, apenas no começo e no fim da campanha contendo vídeos reais da guerra.
BOOOOOOOOOMMMM!!!!!!!
O áudio merece destaque também, pois além de ser fiel a realidade, dá para distinguir de arma para arma ouvindo o seu tiro. A empresa teve um trato especial nesse quesito, que impressionou quem jogou.
Não acaba quando termina
Após terminar as campanhas, o jogador pode jogar os mods feitos pelos jogadores, ou criar seus próprios mapas ou unidades. Editores que vem junto com o game, em sua pasta base.
No fim...
O jogo, apesar de aparentar fraco, apresenta uma precisão história difícil de ver pelos games. Quem estiver um RTS que mostre a guerra e exigir uma estratégia bem bolada.
Notas
Gráficos: 5,0
Jogabilidade: 9.0
Áudio: 8,5
História: 10
Geral: 8,3 Quem curte TEM QUE JOGAR!
Última edição por BlackMORE em 11/6/2011, 21:48, editado 1 vez(es)