Games 4Evil! - Tudo sobre games

Novidades, análises, prévias e mais sobre jogos


2 participantes

    Eventos da semana no "Universo"

    Klaus-Meine
    Klaus-Meine



    <b>Cadastro</b> Cadastro : 07/01/2011
    <b>Mensagens</b> Mensagens : 534
    <b>Pontos</b> Pontos : 695
    <b>Curtidas</b> Curtidas : 48
    <b>Frase</b> Frase : Quando Chuck Norris usa óculos escuros, é para não ofuscar o sol com o brilho do

    Eventos da semana no "Universo" Empty Eventos da semana no "Universo"

    Mensagem por Klaus-Meine 23/8/2013, 13:18

    Bom, eu tenho o costume de levantar de madrugada quando vou dormir cedo e ficar no telhado (Aqui o telhado da parte da frente do primeiro andar tem uma janela de vidro, então posso abrir, subir uma escadinha e ir para o telhado do segundo andar) para observar as estrelas. Tenho o costume de ficar entre as 2h e 3h da manhã ouvindo música e olhando para o céu. (Aqui o céu é super limpo, super mesmo. Nulo de poluição visual e outras demais.) As vezes durmo lá mesmo. Mas, claro, vejo a previsão do tempo antes para não ter contratempo e ver se o céu vai estar limpo... Não quero acordar molhado... UHuhasuhsauhsauhsauhsauhsa...

    A alguns dias comecei a notar uma estrela bem diferenciada no céu. Por dois dias seguidos; dia 21 e ontem. Então hoje resolvi pesquisar a respeito e encontrei algo super interessante:


    "A constelação do Golfinho é um local bastante discreto no céu noturno, mas ultimamente passou a ser o centro das atenções mundiais. Ali, uma súbita explosão em uma estrela gerou tanta luz que pode ser vista até mesmo nos claros e poluídos céus das grandes cidades.


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Batizada de Nova Delphi 2013, a explosão foi primeiro observada pelo astrônomo amador Kiochi Itagaki, no dia 14 de agosto no Japão, através de um pequeno telescópio de 180 milímetros equipado com câmera digital. Na ocasião, o repentino aumento de brilho fez a estrela atingir a magnitude 6.0, tornando-a um alvo fácil de ser observado sem ajuda de instrumentos nos céus mais escuros. Passados alguns dias, a estrela aumentou ainda mais de brilho e se tornou o alvo principal dos astrônomos amadores.

    Uma "nova" é a expansão súbita e extremamente brilhante de uma estrela do tipo anã branca após gigantesca explosão termonuclear. Esse evento ocorre em sistemas binários onde, devido à enorme massa e proximidade, a anã branca absorve o hidrogênio de sua companheira. Com o passar do tempo, a pressão e temperatura do gás acumulado se torna tão intensa que gera a fusão nuclear. Essa explosão libera uma quantidade muito grande de energia, parte dela no espectro visível.

    Diferente da chamada "explosão supernova", que praticamente destrói a estrela, em uma explosão do tipo "nova" a anã branca continua intacta.

    Após a explosão, dependendo do tipo de estrela a elevação do brilho pode ser lenta ou muito rápida. Após atingir o brilho máximo, a intensidade decai. Normalmente, uma "nova" rápida leva menos de 25 dias para que seu brilho caia 2 magnitudes (7 vezes), enquanto uma "nova" lenta leva mais de 80 dias.


    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


    Para uma pessoa pouca habituada ao céu noturno, a explosão Nova Delphi 2013 pode passar totalmente despercebida.

    De acordo com o astrônomo amador Carlos Bella, que está monitorando a evolução do brilho da explosão, Nova Delphi 2013 está atualmente na magnitude 5.6, perfeitamente visível com auxílio de um pequeno binóculo, mesmo nos céus poluídos dos grandes centros.

    Encontrar a "nova" não é uma tarefa muito difícil e basta se orientar pela carta celeste mostrada acima. Nova Delphi 2013 se encontra na constelação do Golfinho, disponível no quadrante leste a partir das 19 horas. Se você tiver um programa de astronomia, melhor ainda. Nova Delphi pode ser encontrada nas seguintes coordenadas: AR: 20h 23m 31s, DEC:+20° 46m. Se fizer fotos, não deixe de enviar para nós.

    Bons céus!"
    Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


    Bem, há tanto tempo tenho esse costume de olhar os céus, que adquiri a capacidade de notar algo diferente, mesmo que seja um pequeno detalhe.
    Já decorei as posições de todas as estrelas mas brilhantes em relação a estação do ano, que é a relação Lua-Terra-Sol.
    Mas até hoje nunca vi sequer uma navezinha espacial de algum colega das galáxias.


    E, ao pesquisar sobre isso, encontrei um outro artigo sobre uma EMC:

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
    Vejam pelo link que a matéria é grande para eu copiar...

    Já pensou, 1800 again? LOL
    mr_bean
    mr_bean



    <b>Jogo Favorito</b> Jogo Favorito : Spore
    <b>Cadastro</b> Cadastro : 26/01/2011
    <b>Mensagens</b> Mensagens : 1918
    <b>Pontos</b> Pontos : 1101
    <b>Curtidas</b> Curtidas : 42
    <b>Frase</b> Frase : Valve só sabe contar até 2

    Eventos da semana no "Universo" Empty Re: Eventos da semana no "Universo"

    Mensagem por mr_bean 27/8/2013, 17:47

    Onde eu morro não da pra ver as estrelas muito bem, e não tenho nem mesmo um binoculo mas vou tentar. E cuidado pra não dormir no telhado e rolar XD
    Klaus-Meine
    Klaus-Meine



    <b>Cadastro</b> Cadastro : 07/01/2011
    <b>Mensagens</b> Mensagens : 534
    <b>Pontos</b> Pontos : 695
    <b>Curtidas</b> Curtidas : 48
    <b>Frase</b> Frase : Quando Chuck Norris usa óculos escuros, é para não ofuscar o sol com o brilho do

    Eventos da semana no "Universo" Empty Re: Eventos da semana no "Universo"

    Mensagem por Klaus-Meine 28/8/2013, 15:43

    Morar em cidade é horrível.
    Eu pretendo nunca morar na cidade. Prefiro o campo, o mato, o natural.

    Mas no telhado aqui não tem riscos. Tem muretas de proteção... Smile

    Conteúdo patrocinado


    Eventos da semana no "Universo" Empty Re: Eventos da semana no "Universo"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 09:10