Games 4Evil! - Tudo sobre games

Novidades, análises, prévias e mais sobre jogos


3 participantes

    [ANÁLISE] Mass Effect 2

    LeonMaster
    LeonMaster



    <b>Jogo Favorito</b> Jogo Favorito : Crash Bandicoot
    <b>Cadastro</b> Cadastro : 03/10/2011
    <b>Mensagens</b> Mensagens : 2141
    <b>Pontos</b> Pontos : 1358
    <b>Curtidas</b> Curtidas : 23
    <b>Frase</b> Frase : E as super estrelas são sugadas pra dentro do supermassivo...

    Aprovado [ANÁLISE] Mass Effect 2

    Mensagem por LeonMaster 16/5/2014, 17:16

    [ANÁLISE] Mass Effect 2 FJztTxW

    Mass Effect 2 é um jogo de RPG desenvolvido pela BioWare e publicado pela Electronic Arts, sendo lançado para PC e Xbox 360 em Janeiro de 2010, e para PlayStation 3 em Janeiro de 2011. O jogo é uma sequência de Mass Effect, e o segundo da série.

    Após os acontecimentos do primeiro jogo, Commander Shepard é morto em uma emboscada por uma misteriosa espécie de alienígenas chamado Collectors. Shepard é revivido dois anos depois do ataque por um organização extremista humanitária chamada Cerberus, e tem a missão de conseguir mais informações sobre os Collectors e por que eles estão abduzindo colonizações humanas inteiras. Shepard precisa recrutar e ganhar a lealdade de um grupo de heróis para fazer o que parece ser uma missão suicida.


    Como mesmo que eu cheguei aqui?

    O jogo para o PS3 não tem qualquer informação prévia, já que o jogo original era exclusivo para Xbox, mas não fica difícil entender o porquê de estar ali e estar realizando o que é pedido. O jogo já começa com um epílogo que situa bem o motivo do comandante Shepard (seu personagem) estar como está agora. Ainda as informações que possam restar dúvida, a todo o momento estão sendo lançadas na tela pelos NPCs e aliados. Então tudo é bem claro, dificilmente restarão dúvidas sobre a trama após a conclusão.

    Um lugar diferente, uma paisagem diferente

    Os planetas do jogo, assim como bases espaciais e satélites, têm cenários típicos, lembrando muito, mas muito, vagamente outro lugar visitado. Isso sempre vai passar uma sensação de exploração diferente, motivando a procura de segredos escondidos, por mais que muitas vezes o lugar se revele um labirinto estranhamente inútil.

    Equipe bem formada

    Mass Effect 2 como bom RPG, tem uma montagem de equipe com múltiplos personagens. Dentro da nave, eles fornecem informações, upgrades e até um relacionamento, não que esse último faça diferença, mas é interessante dado as múltiplas narrativas que conduzem aos finais. Fora da nave, cada personagem é bem distinto, sendo difícil até que um tenha pelo menos uma habilidade igual ao outro, sendo algo que deve ser bem pensado para facilitar ao máximo seu desempenho.

    É pra jogar a exaustão!

    O jogo é bastante extenso, sendo necessário muito tempo livre para explorar, fazer missões, desenvolver a história... O importante é que o conteúdo é tão diversificado que não leva o jogador a ficar cansado ou desmotivado. Há sempre algo novo a se fazer, e quando se fala em novo, é realmente diferente do que já se foi visto antes, para o bem, ou para o mal.

    Eu consigo ler seus lábios...

    Talvez não seja pra tanto, mas a sincronização das vozes com o movimento facial é bem feita. Apesar dos múltiplos diálogos, todos apresentam uma sincronização bem realista, só prejudicada pelos gráficos mesmo. As vozes são bem singulares, não há o que confundir mesmo, cada um tem seu jeito. Até o Shepard de máscara a voz fica diferente, algo bem detalhista mesmo.

    Formação de elos entre personagens com o seu

    Talvez seja um dos pontos mais fortes do jogo. Seguidamente os membros da equipe querem conversar, o que pode resultar em informações pessoais bem interessantes. Isso é interessante por criar um vínculo afetivo com o personagem, entendendo melhor porque o codinome de um é “Assassino” e o outro “Arcanjo”. Coisas simples, mas que ajudam a gostar ou odiar tal personagem.

    Mais conteúdo

    Com a adição de DLCs ao jogo na versão para PS3, o jogo fica bem mais interessante, afinal são missões com relevância, já que o jogo conta com missões de peso mas que ficam restritas muitas vezes a uma parte importante de história, recrutamento e ganho de confiança por parte da equipe. Só o fato de uma batalha mais empolgante que a do fim do jogo e a adição de uma personagem nova à equipe, já fariam isso valer muito a pena. Bom, mas ainda há Project Overlord, sem dúvidas a missão mais chata do jogo, presente em DLC. Poderiam ter poupado mídia retirando isso aí...

    Morrendo apenas por bobagem, ou não...

    O sistema de combate é muito bom, a inteligência artificial peca bem pouco, a cobertura funciona de forma eficaz. O “porém” fica por conta da hora em que não se pode combater em igualdade. A fuga muitas vezes se torna frustrada por Shepard, ao invés de desviar do objeto, se esconde atrás dele. O que funciona como proteção outrora, o prende de costas para o inimigo. Sinceramente, é frustrante tentar passar da última parte da missão em Horizon. Não revelarei o que acontece, mas vosso redator morreu pelo menos 5 vezes seguidas pelo mesmo erro.

    Graficos “pesados”

    Talvez o port para o PS3 tenha vindo datado. Sim, o jogo é muito bom, o combate e a história são preciosistas, mas os gráficos... Mesmo com a engine melhorada, os serrilhados tomam conta. Blur em excesso é algo que deixa o jogo com um aspecto estranho. Sinceramente, não é algo que atrapalhe a imersão no jogo, mas é esquisito ver que o seu personagem começa a andar na cutscene e tudo começa a ficar borrado e a interação com o ambiente é errática.

    Carros flutuantes não são pra qualquer um

    Apenas duas missões, incluídas em DLC para Xbox 360, inclusas no Blu-ray como bônus no PS3, contam com carros. Em ambas as situações, o controle é péssimo, bugs são mais que frequentes, fazendo qualquer um pensar em terminar aquilo mais rápido possível. Talvez isso seja o fator principal para que o DLC Overlord seja considerado uma das piores missões do jogo, já que pelo menos uns 80% da missão, você passa dirigindo. Uma tortura pela qual não quero mais passar.

    Eu escolhi mesmo terminar desse jeito?

    Apesar de o jogo contar com múltiplas escolhas o tempo todo, elas muitas vezes acabam restritas a situação. Claro, umas influenciam bastante, como no caso de ter lealdade de personagens em discórdia, mas no final das contas, o que muda no final depende exclusivamente do que você fez a partir de certo ponto. O final é bacana, é explosivo, vale a pena... Porém, após mais de 30 horas de jogo você fica preso a menos de 20 minutos de escolhas.

    Shepard é o cinismo em pessoa

    Apesar das bocas terem uma sincronização bem feita, o resto do rosto não apresenta uma expressão real. A maioria dos personagens, não todos, tem na cara de raiva, a mesma de alegria. Isso torna a mensagem muitas vezes bem superficial, você não sabe se o personagem realmente está tendo um ataque de fúria ou está sendo irônico com o inimigo... Talvez sendo irônico com o próprio jogador.

    Um modo interessante de perder tempo...

    A exploração de planetas é maior minigame enche-linguiça da franquia. Chega a ser cansativo ir a todo ponto da galáxia atrás de recursos que muitas vezes são escassos e só vão fazer você perder mais tempo que o jogo já te prendeu. Claro, você vai fazer por precisar fazer, mas é bem enjoativo. Se não fosse a possibilidade de encontrar uma missão ao escanear um planeta, com certeza o jogo seria bem mais tedioso.

    O replay é pouco válido


    Justamente por o jogo entregar tudo numa única campanha, o replay torna-se maçante, algo que em poucas horas vai cansar quem pensa em fazer tudo de novo de outra forma. Caso consiga, vai notar que o final pode ser o mesmo de antes. Algo que frustra quem se sentiu envolvido com o jogo. Pode ser que jogue para aumentar a dificuldade, que é algo que realmente pode te trazer uma experiência bem hardcore, mas a história em si não se aproveita duas vezes.

    Considerações finais

    Mass Effect 2 foi o primeiro desembarque do PS3 em meio a Via Láctea. É um grande jogo e merece ser jogado por quem curte RPG e “tirinho”. Porém, o port é algo que pecou no jogo tornando-o bem abaixo graficamente de outros títulos que saíram paralelamente, muitas vezes com tramas bem inferiores. Não se julga um livro pela capa, ME2 mostra isso, tornando-se um título jogável totalmente pela experiência que é única e foi “capturada” do console da Microsoft, dando a mais jogadores a possibilidade de conferir, já que pela qualidade e empenho da equipe da BioWare em trazer a série para o PS3 o jogo tornar-se-ia mais um em meio a muitos títulos medianos.


    Última edição por LeonMaster em 17/5/2014, 13:04, editado 1 vez(es)
    House
    House

    Postador Bronze
    Atinja 100 posts
    Postador Prata
    Atinja 300 posts
    Postador Ouro
    Atinja 600 posts
    Postador Esmeralda
    Atinja 1000 posts
    Postador Rubi
    Atinja 2000 posts
    Postador Platina
    Atinja 10000 posts


    <b>Jogo Favorito</b> Jogo Favorito : Resident Evil 4
    <b>Cadastro</b> Cadastro : 14/06/2010
    <b>Mensagens</b> Mensagens : 11004
    <b>Pontos</b> Pontos : 12506
    <b>Curtidas</b> Curtidas : 337

    Aprovado Re: [ANÁLISE] Mass Effect 2

    Mensagem por House 16/5/2014, 21:18

    Mais uma excelente análise. Você tem talento para analisar jogos, LeonMaster.  :05: 

    [ANÁLISE] Mass Effect 2 Il5BDB8ybi1wp

    Atenciosamente, Staff Games 4Evil!
    LeonMaster
    LeonMaster



    <b>Jogo Favorito</b> Jogo Favorito : Crash Bandicoot
    <b>Cadastro</b> Cadastro : 03/10/2011
    <b>Mensagens</b> Mensagens : 2141
    <b>Pontos</b> Pontos : 1358
    <b>Curtidas</b> Curtidas : 23
    <b>Frase</b> Frase : E as super estrelas são sugadas pra dentro do supermassivo...

    Aprovado Re: [ANÁLISE] Mass Effect 2

    Mensagem por LeonMaster 17/5/2014, 13:09

    Tempo livre e disposição são bons aliados no tabalho de compor análises. Agradeço o elogio, em breve virão mais...

    São meus passatempos favoritos, depois de jogar, é claro... Razz
    mr_bean
    mr_bean



    <b>Jogo Favorito</b> Jogo Favorito : Spore
    <b>Cadastro</b> Cadastro : 26/01/2011
    <b>Mensagens</b> Mensagens : 1918
    <b>Pontos</b> Pontos : 1101
    <b>Curtidas</b> Curtidas : 42
    <b>Frase</b> Frase : Valve só sabe contar até 2

    Aprovado Re: [ANÁLISE] Mass Effect 2

    Mensagem por mr_bean 20/5/2014, 12:30

    Deu até vontade de jogar, mas acho que se eu for, vou começar do primeiro.
    Gostei do modo que você vem fazendo as análises, fica bem resumido e parece que você consegue falar tudo o que era para ser falado em poucas linhas, eu por outro lado tenho que me segurar para não escrever um livro.
    LeonMaster
    LeonMaster



    <b>Jogo Favorito</b> Jogo Favorito : Crash Bandicoot
    <b>Cadastro</b> Cadastro : 03/10/2011
    <b>Mensagens</b> Mensagens : 2141
    <b>Pontos</b> Pontos : 1358
    <b>Curtidas</b> Curtidas : 23
    <b>Frase</b> Frase : E as super estrelas são sugadas pra dentro do supermassivo...

    Aprovado Re: [ANÁLISE] Mass Effect 2

    Mensagem por LeonMaster 20/5/2014, 14:00

    Se você começar pelo segundo, que é o melhor jogo, não perde muita coisa, as histórias são pouco interligadas, tampouco o save importado faz diferença...

    Sobre o método de analizar, eu simplesmente relevo coisas pequenas, como bugs da IA travando em paredes, ou a personalização do Shepard. São coisas relevantes no jogo, sinceramente, não é algo gritante que modifique o modo de jogar, então prefiro deixar mais enxuto e focado...

    Eu tento criar um equilíbrio entre os prós e contras do jogo, assim, pelo menos eu leio e não penso só em ler um tópico, como acontece quando eu leio as análises do nosso querido site de um tempo longinquo...

    Conteúdo patrocinado


    Aprovado Re: [ANÁLISE] Mass Effect 2

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/3/2024, 12:51